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Arquitetos: LAGAR Arquitectos
- Área: 2922 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Nico Saieh, Andrés Laborde
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Fabricantes: Comercial Arratia, Forbo, Maderas Laminadas, Rothoblass
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio Puerto Varas foi construído em 1996 na periferia da cidade de mesmo nome, em um terreno elevado, com morros ondulados e uma ampla vista para o campo, a Cordilheira dos Andes no horizonte e a cidade de Puerto Varas abaixo. Ao longo dos anos foi sendo cercado por novos projetos de habitação e equipamentos. Apesar desse crescimento, a escola mantém como princípio a experiência de viver imersa em seu contexto, consciente da comunidade, do clima e da natureza que a rodeia.
O projeto se baseia no conceito de "todos os espaços educam", desde as salas de aula, os pátios, os banheiros e, é claro, os jardins e áreas de lazer; em cada lugar temos a oportunidade de educar e aprender algo novo. O edifício do projeto deveria cobrir todo o ciclo pré-escolar do colégio, então foi escolhido implantá-lo no setor leste do terreno, onde havia um conjunto de eucaliptos e árvores não endêmicas que foram substituídas por espécies nativas. Dado o tamanho e a diferença de nível, foi necessário "dobrar" o edifício, alternando pátios contidos e abertos, assim como estabelecer um diálogo em relação aos edifícios existentes.
O programa é organizado em torno de dois grandes pátios cobertos que refletem a colina em que estão localizados. As salas de aula, todas semelhantes, mas diferentes, cercam esses pátios ao leste, aproveitando o sol da manhã e a vista para a paisagem natural. Este é o momento da descoberta, os pátios ziguezagueando gerando pequenos cantos conectados aos grandes espaços, as escadas são transformadas em bancos e as rampas de acessibilidade universal em áreas de lazer. Assim, desde a entrada do conjunto até o último pátio, desce-se mais de 4 metros, em um percurso onde as crianças andam e descobrem todos os dias. Em contraste, a cobertura do edifício é um grande manto, contínuo e horizontal, que contrasta com o chão, acentuando esta diferença de altura. Os 2,7m2 de sala de aula por criança são revestidos no interior com painéis de compensado ranhurado que absorve o ruído e suporta a agitação de todas as atividades envolvendo as crianças.
Dois sistemas de iluminação foram combinados para gerar atmosferas diferentes, dependendo do trabalho a ser realizado. Ao mesmo tempo, todas as salas têm uma abertura para o jardim ao ar livre, e ao lado dessas portas são guardadas botas e capas para trabalhar ao ar livre durante todo o ano. As salas de aula compartilham um banheiro e nos pátios as pias rodeiam uma jardineira para aumentar a consciência sobre o ciclo da água e o cuidado com a mesma. A mesma ideia se repete do lado de fora, na área de acesso, a água da chuva é coletada da cobertura e desce até uma piscina de onde sai um riacho que correrá por todos os jardins da escola até encher um grande lago.
Os móveis das salas de aula também foram projetados para gerar autonomia desde o armazenamento dos materiais até a lavagem dos elementos e a reciclagem. Todos eles foram feitos de pinho laminado para manter uma paleta limitada de materiais e cores. Com relação aos materiais, os muros e paredes foram feitos em concreto armado, a cobertura tem uma estrutura de madeira laminada e painéis com isolamento Isopol. Esses painéis revestem o perímetro do edifício. O piso é um tapete de vinil acústico Forbo na cor Sarlon Resin Kiwi e o teto é forrado por uma placa de gesso cartonado RF, espuma absorvente de som com peças de pinho 2x1". O trabalho paisagístico externo utilizou os troncos dos eucaliptos para criar circuitos lúdicos, jardineiras e hortas a leste, e a oeste o solo foi "corrugado" para criar novos espaços para brincadeiras espontâneas e colaborativas entre as crianças.
Em resumo, trata-se de um edifício que explora a diversidade espacial como resultado da topografia e do programa sem um manual de uso, para que as crianças inventem maneiras impensáveis de viver e brincar. Possui também uma oficina de nutrição e uma de ofícios para o uso de todos os alunos da escola, bem como salas e espaços abertos que também são projetados para o uso da tarde, recebendo palestras e oficinas dadas pela escola para toda a comunidade, proporcionando assim um espaço de crescimento e desenvolvimento não só para seus alunos, mas também para todos aqueles que convivem com a comunidade da escola.